SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número168Lógicas políticas da educação de adultos em PortugalPerspectivas da pesquisa em ensino de ciências: entrevista com Sibel Erduran índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SALATINO, André Toreli  e  BUENO, Belmira Oliveira. O público e o privado: traços da cultura brasileira entre os jovens. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.624-648. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/198053145020.

O artigo problematiza aspectos constitutivos da cultura brasileira, em particular a questão do público/privado, a partir da análise das relações que os jovens das classes populares estabelecem com os aparelhos celulares. A pesquisa empírica, de natureza etnográfica, buscou realizar uma descrição densa a partir de observações realizadas em salas de aula do ensino médio de uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo. Conclui-se que os usos dos celulares pelos jovens denotam não apenas seus gostos e estilos de vida como, também, posturas típicas da cultura brasileira relacionadas a traços de nossa modernidade e às características da sociedade contemporânea que se exteriorizam como práticas de distinção dos indivíduos e de esvaziamento de sentido do espaço público.

Palavras-chave : Cultura; Telefones Celulares; Juventude; Etnografia.

        · resumo em Francês | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )