Acessibilidade / Reportar erro

Cenários de gestão de escolas municipais no Brasil: questionário contextual da prova Brasil

Scénarios de gestion des écoles communales au Brésil: questionnaire contextuel de l’examen prova Brésil

Escenarios de gestión de escuelas municipales en Brasil: cuestionario contextual de la prova Brasil

RESUMO

Este artigo discute resultados de estudo que caracterizou cenários de gestão vigentes em escolas municipais no Brasil, com base em respostas dos diretores ao questionário contextual da Prova Brasil de 2015. Teve como propósito analisar a potencialidade de práticas declaradas no instrumento para contribuir com a democratização da educação. Identificados limites nos constructos dos itens, o referido instrumento trouxe subsídios para exame de: dados de perfil, trajetórias de formação e profissional; participação de famílias e demais membros da comunidade na gestão das escolas; iniciativas que incidem no acesso e permanência dos alunos na escola com garantia da aprendizagem. Utilizou-se o software IBM SPSS Statistics-20, programa desenvolvido para realizar análises estatísticas.

Palavras Chave:
Gestão; Escolas Municipais; Prova Brasil

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br