Acessibilidade / Reportar erro

GASTOS EDUCACIONAIS E DESEMPENHO ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM

EDUCATIONAL EXPENDITURE AND SCHOOL PERFORMANCE: LIMITS AND POSSIBILITIES OF AN APPROACH

LES DÉPENSES EN ÉDUCATION ET LES RÉSULTATS SCOLAIRES: LIMITES ET POSSIBILITÉS D’UNE APPROCHE

GASTOS EDUCATIVOS Y DESEMPEÑO ESCOLAR: LÍMITES Y POSIBILIDADES DE UN ENFOQUE

Resumo

Este artigo trata de alguns dos limites das pesquisas que exploram a relação entre gastos e resultados educacionais com base em dados agregados, assim como das possibilidades de avanço associadas ao uso de informações de gastos no nível da escola. Tendo em vista tais possibilidades, são elencadas abordagens para a construção da informação de gasto no nível das escolas, abordagens essas que, em geral, propõem que os gastos sejam agregados segundo atividades desenvolvidas pelas escolas. Considerando os resultados de duas pesquisas que usam dados de gasto no nível da escola, pode-se notar a superação de alguns dos limites dos trabalhos baseados em dados agregados, como, por exemplo, a possibilidade de identificar que gastos com diferentes atividades escolares guardam relações diversas com o desempenho.

EDUCAÇÃO; ESCOLA; DESPESAS; RENDIMENTO ESCOLAR

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br