Acessibilidade / Reportar erro

ENCONTROS NOS TERRITÓRIOS: ESCOLA, TECNOLOGIAS JUVENIS E GÊNERO1 1 Artigo elaborado a partir da pesquisa de pós-doutorado da autora, denominada Sexualidades e juventudes: aprendizados, territórios e pedagogias culturais, que está conectada à pesquisa de iniciação científica vinculada ao estudo de pós-doutorado, desenvolvida por Priscilla Karaver Gonçalves de Sá (bolsista Fapesp), Gênero e zoeira: etnografia e intervenção em uma escola pública de ensino médio do Guarujá/SP, e também articulada ao Projeto Juventudes & Funk.

MEETINGS IN THE TERRITORIES: SCHOOL, JUVENILE TECHNOLOGIES AND GENDER

RENCONTRES DE TERRITOIRES: ÉCOLE, TECHNOLOGIES JUVÉNILES ET GENRE

ENCUENTROS EN LOS TERRITORIOS: ESCUELA, TECNOLOGÍAS JUVENILES Y GÉNERO

Resumo

O artigo discute a escola como um território juvenil, a partir da análise de material de pesquisas etnográficas e atividades de extensão com estudantes de duas escolas públicas de ensino médio em Santos e Guarujá, cidades do litoral de São Paulo. São descritas e discutidas masculinidades e feminilidades, considerando a complexidade das relações e práticas juvenis e a centralidade de tecnologias como internet e celular. A perspectiva assumida compreende que as expectativas de gênero se constituem nos aprendizados. Como resultado do trabalho, foram identificadas reprodução e resistência em relação às posições hegemônicas de gênero e ao disciplinamento dos corpos jovens, compondo estratégias que dão sentido à escola como território juvenil.

JUVENTUDE; TERRITÓRIO; ESCOLA; GÊNERO

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br