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TRABALHO COLABORATIVO NO 1° CICLO: SUPORTE PERCEBIDO E REGULAÇÃO PARTILHADA

COLLABORATIVE WORKING IN PRIMARY SCHOOL: PERCEIVED SUPPORT AND SHARED REGULATION

TRAVAIL COLLABORATIF DANS L’ÉCOLE ÉLÉMENTAIRE: SOUTIEN PERÇU ET RÉGULATION PARTAGÉE

TRABAJO COLABORATIVO EN EL 1º CICLO: SOPORTE PERCIBIDO Y REGULACIÓN COMPARTIDA

Resumo

A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.

APRENDIZAGEM; ESTRATÉGIA DA APRENDIZAGEM; TRABALHO DE GRUPO; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

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