Acessibilidade / Reportar erro

O PLÁGIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA VISÃO DE AUTORES

PLAGIARISM IN TEXTBOOKS AND IN THE AUTHORS’ VISION

LE PLAGIAT DANS LES MANUELS SCOLAIRES ET LES POSITION DES AUTEURS

EL PLAGIO EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS Y EN LA VISIÓN DE AUTORES

Resumo

O artigo aborda o tema do plágio em livros didáticos, quando referido às pesquisas na internet e ao posicionamento dos autores. Por meio da análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin (2011), em 16 livros das coleções de Português, Ciências, Geografia e Matemática do ensino fundamental, e em entrevistas semiestruturadas com cinco autores brasileiros, concluiu-se: a inexistência de orientações sobre o plágio nesses livros analisados; a não integração da temática plágio nas diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático; e a responsabilização da mediação dessas orientações exclusivamente a cargo dos professores.

LIVRO DIDÁTICO; AUTORES; PLÁGIO; PROFESSORES

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br