Acessibilidade / Reportar erro

PERFIS DE ESTAGIÁRIOS NA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM PORTUGAL

PROFILES OF TRAINEES IN SUPERVISED TEACHING PRACTICE IN PORTUGAL

PROFILS DES STAGIAIRES DANS LE CADRE DE LA PRATIQUE SUPERVISÉE DE L’ENSEIGNEMENT AU PORTUGAL

PERFILES DE ESTUDIANTES EN PRÁCTICAS EN LA ENSEÑANZA SUPERVISADA EN PORTUGAL

Resumo

Este artigo apresenta a identificação de três perfis exploratórios de padrões de práticas reflexivas de 115 estudantes-estagiários/as que frequentam os mestrados de formação de educadores/as de infância e professores/as do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, em Portugal continental, em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Os dados apresentados, resultantes da análise estatística baseada na análise de correspondências múltiplas (ACM), permitem identificar dois perfis diferenciados pelo impacto das reflexões escritas durante a PES e respetiva justificação, pelo subsistema de ensino superior que frequentam, pela natureza jurídica do subsistema e pelos modelos adotados, bem como um terceiro grupo diferenciado pelo modelo pedagógico adotado e pelo subsistema frequentado.

PRÁTICA DE ENSINO; SUPERVISÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA; ENSINO SUPERIOR

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br