SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número175PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CHILENA: PANORAMA DE POLÍTICAS E PESQUISA EDUCATIVAAPRENDIZAGENS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES SOBRE O RIO DOCE: RELAÇÕES E SENTIDOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

PASSONE, Eric  e  ARAUJO, Karlane Holanda. DISPOSITIVO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO CEARÁ: A (IN)VISIBILIDADE DOS ESTUDANTES DEFICIENTES. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.136-160.  Epub 11-Maio-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146824.

Este artigo trata do paradoxo da inclusão escolar na política de avaliação da educação básica do estado do Ceará, unidade federativa que se destaca entre os sistemas estaduais de ensino do país em termos de indicadores de proficiência no ensino fundamental, embora haja no interior de seu sistema um dispositivo normativo que deduz do cálculo da avaliação o desempenho dos estudantes deficientes, gerando um estado de “exclusão interna” ao sistema escolar. A partir do debate acerca das políticas de avaliação como mecanismo de gestão educacional no contexto nacional e da observação de estudos que apontam a tendência excludente da avaliação em larga escala em relação à educação inclusiva, aborda-se um dispositivo de lei que promove a exclusão da educação especial dos resultados provenientes das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).

Palavras-chave : EDUCAÇÃO ESPECIAL; AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA; ACCOUNTABILITY; EXCLUSÃO ESCOLAR.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )