Acessibilidade / Reportar erro

UTILIZAÇÃO DO VÍDEO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: PERSPETIVAS DOS EDUCADORES DE CRECHE1 1 O presente estudo insere-se no projeto de investigação Quality Matters (2016-2019), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (PTDC/MHC­CED/5913/2014).

THE USE OF VIDEO IN PROFESSIONAL DEVELOPMENT: PERSPECTIVES OF PRESCHOOL EDUCATORS

UTILISATION DE LA VIDÉO À DES FINS DE DÉVELOPPEMENT PROFESSIONNEL: PERSPECTIVES DES ÉDUCATEURS DE CRÈCHE

UTILIZACIÓN DEL VIDEO EN EL DESARROLLO PROFESIONAL: PERSPECTIVAS DE LOS EDUCADORES DE GUARDERÍA

Resumo

O presente estudo pretende identificar os modelos de desenvolvimento profissional mais relevantes para um grupo de educadoras de creche portuguesas, procurando conhecer as suas preferências relativamente a formatos, temas e tipos de atividade de desenvolvimento profissional e as condições em que o vídeo-feedback poderá ser mais relevante para essas profissionais. Foram realizadas entrevistas com 26 participantes, após visualização de vídeos das suas práticas em contexto real. Os resultados mostram que o recurso a vídeos é visto como uma ferramenta potencialmente relevante para a reflexão, melhoria e reforço da prática profissional, sendo, no entanto, necessário garantir o seu devido enquadramento. Os resultados evidenciam, ainda, outras preferências desse grupo de educadoras, oferecendo pistas para a conceção de programas de desenvolvimento profissional em creche.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; CRECHE; EDUCADOR DE INFÂNCIA; ENTREVISTA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br