Acessibilidade / Reportar erro

MODOS DE CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA BRASILEIRA: TRADICIONALISMO, COMPETÊNCIA TÉCNICA E BOAS PRÁTICAS1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Código de Financiamento 001.

MODES OF CONSTITUTION OF BRAZILIAN TEACHING: TRADITIONALISM, TECHNICAL COMPETENCE AND GOOD PRACTICES

MODES DE CONSTITUTION DE L’ENSEIGNEMENT BRÉSILIEN: TRADITIONALISME, COMPÉTENCE TECHNIQUE ET BONNES PRATIQUES

MODOS DE CONSTITUCIÓN DE LA DOCENCIA BRASILEÑA: TRADICIONALISMO, COMPETENCIA TÉCNICA Y BUENAS PRÁCTICAS

Resumo

Tendo a docência brasileira como objeto de pesquisa, a partir de uma perspectiva histórica, o presente artigo procura responder ao seguinte questionamento: quais práticas podem ser descritas acerca da docência brasileira na literatura pedagógica da segunda metade do século XX? Realiza-se uma análise documental de três obras de importante impacto na literatura educacional e propõe-se um breve exercício analítico, que, longe de esgotar tais fontes documentais, busca mapear algumas pistas acerca das concepções de pesquisa sobre a docência na educação básica que predominaram no Brasil. Assim, são mapeadas três tendências que compuseram (e ainda compõem) as pautas da pesquisa acadêmica nesse período, quais sejam: na década de 1960, as articulações entre docência e tradicionalismo; na década de 1980, os debates em torno da competência técnica e do compromisso político; e nos anos 1990, a centralidade na prática dos professores.

ENSINO; EDUCAÇÃO BÁSICA; DOCUMENTO HISTÓRICO; BRASIL

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br