SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1A desconstrução do conceito de "qualidade da informação"Perspectivas profissionais e educacionais em biblioteconomia e ciência da informação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Abstract

GALVAO, Maria Cristiane Barbosa. Construção de conceitos no campo da ciência da informação. Ci. Inf. [online]. 1998, vol.27, n.1, pp. 0-0. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651998000100006.

A construção de conceitos interfere na ruptura epistemológica de uma ciência com o senso comum e no desenvolvimento de modelos científicos voltados para a observação, descrição e interpretação dos objetos teóricos e empíricos de um campo do conhecimento. A formação do arcabouço conceitual da biblioteconomia e documentação parece ter tido por base o fluxo de tratamento e recuperação da informação, bem como os conceitos e termos a ele associados. No entanto, este arcabouço parece possuir alguns problemas metodológicos, entre eles a construção de conceitos descritivos sem uma paralela preocupação com a elaboração de conceitos metodológicos correspondentes e a perspectiva eclética adotada em sua construção. Tais constatações parecem indicar que a biblioteconomia e documentação possuem uma frágil ruptura com o senso comum. Logo, se área pretende participar do campo científico, como indica o termo ciência da informação, deve assumir uma postura diferenciada diante das metodologias científicas e mais especificamente da construção de conceitos.

Keywords : Biblioteconomia; Documentação; Ciência da informação; Construção de conceitos; Ruptura epistemológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese