SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Intelligence obtained with the application of data mining analysing the French DocThéses on subjects about BrazilOrganizational intelligence: an integrated framework author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Abstract

MAZZONI, Alberto Angel et al. Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias. Ci. Inf. [online]. 2001, vol.30, n.2, pp. 29-34. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652001000200005.

Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Discute-se a importância de as bibliotecas universitárias adotarem critérios de acessibilidade, contribuindo para isso o espaço digital. A partir do estudo de caso feito em uma universidade federal brasileira específica, focado nos aspectos de acesso à informação e comunicação e aspectos atitudinais, são elaboradas propostas de melhorias para as condições de acessibilidade em bibliotecas universitárias.

Keywords : Acessibilidade; Bibliotecas universitárias; Diversidade humana; Portadores de deficiência; Ajudas técnicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese