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Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965On-line version ISSN 1518-8353

Abstract

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf. [online]. 2003, vol.32, n.3, pp.28-37. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004.

O objetivo deste trabalho é analisar a competência informacional (information literacy), que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e representa o esforço da classe bibliotecária americana para ampliar o seu papel dentro das instituições educacionais. O movimento ocorreu em circunstâncias peculiares ao contexto daquele país, acompanhando a evolução das ações educativas da classe bibliotecária. O discurso da competência informacional desenvolve-se ao redor de quatro aspectos: a sociedade da informação, as teorias educacionais construtivistas, a tecnologia da informação e o bibliotecário. Considerando-se que o termo começa a aparecer na literatura brasileira de biblioteconomia e ciência da informação, propõem-se o estudo mais aprofundado do conceito e o estabelecimento de uma agenda de pesquisa para o Brasil, buscando sua inserção nas teorias sobre letramento, que se vêm desenvolvendo na área de educação.

Keywords : Competência informacional; Habilidades informacionais; Educação de usuários; Biblioteca escolar; Letramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

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