SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Modelling of knowledge domains: an investigation of fundamental princips author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Abstract

BORSCHIVER, Suzana; WONGTSCHOWSKI, Pedro  and  ANTUNES, Adelaide. A classificação industrial e sua importância na análise setorial. Ci. Inf. [online]. 2004, vol.33, n.1, pp. 9-21. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652004000100002.

O presente artigo tem como objetivo apresentar conceitos acerca das classificações industriais, mostrando-se a importância dos sistemas de classificações e a necessidade de correlação entre as classificações dos diferentes países. As classificações internacionais são baseadas na "Família Internacional de Classificações Econômicas e Sociais", que englobam atividades econômicas, produtos, consumo, educação, emprego, entre outras. Sua abrangência em relação às classificações de atividades e de produtos envolve as "classificações de referência (como a ISIC e a CPC), as classificações derivadas (como a NACE e a CPA) e as classificações relacionadas (como a ANZIC e a NAICS), cuja harmonização é realizada por gestores de classificação, como o INDEC, da Argentina, o INE, de Portugal, e o IBGE, do Brasil. As classificações de atividades e de produtos na economia constituem instrumento básico para obtenção de informações e análise dos dados estatísticos.

Keywords : Classificação industrial; Análise setorial; Informação estatística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese