SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Scientific journalism applied to the area of electrical power in the context of a sustainable developmentTechnologies of information and communication: new forms of sociability in the university libraries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Abstract

MONTEIRO, Silvana Drumond. Aspectos filosóficos do virtual e as obras simbólicas no ciberespaço. Ci. Inf. [online]. 2004, vol.33, n.1, pp. 108-116. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652004000100013.

Discute os aspectos filosóficos do virtual e relaciona-os com o ciberespaço. Assim, o virtual é capaz de explicar um novo modelo de realização das formas simbólicas, ou seja, aquela tomada no pólo do virtual onde a conjunção e... e... constitui-se em aliança desenhando o conhecimento sob a forma de rede e explicando a desmaterialização das obras, contra a realidade tomada no pólo da "reificação", cujo paradigma é o da materialidade. A virtualização no ciberespaço potencializa a virtualidade da linguagem produzindo formas simbólicas que são, em essência, metamórficas. O virtual opera, ainda, a desterritorialização dos signos, portanto a desmaterialização das obras, produzindo uma complexidade na representação humana, em vez de uma substituição completa das obras.

Keywords : Formas simbólicas; Virtual; Ciberespaço; Representação do conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese