SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Philosophical aspects of the virtual and the symbolic work on cyberspaceIdentifying the user needs on library collections of an academic department: a bibliometric approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Abstract

MORIGI, Valdir José  and  PAVAN, Cleusa. Tecnologias de informação e comunicação: novas sociabilidades nas bibliotecas universitárias. Ci. Inf. [online]. 2004, vol.33, n.1, pp. 117-125. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652004000100014.

A utilização das tecnologias de informação e comunicação na vida cotidiana criou novas formas de interação entre as pessoas, que implicam o redimensionamento das funções e dos papéis sociais. O objetivo deste estudo foi verificar como são percebidas as novas formas de sociabilidade pelos bibliotecários e analisar, nas relações entre tais profissionais e os usuários, as mudanças decorrentes do emprego das tecnologias de informação e comunicação. Os dados foram obtidos em entrevistas com profissionais das bibliotecas universitárias públicas e privadas de Porto Alegre-RS. Concluiu-se que os bibliotecários percebem claramente as novas formas de sociabilidade no seu ambiente de trabalho, considerando a tecnologia um fator de interferência na relação com os usuários. Outro elemento identificado foi a existência de zonas de conflito introduzidas pela mediação das tecnologias de informação e comunicação nas bibliotecas universitárias, comuns no jogo da sociabilidade.

Keywords : Bibliotecas universitárias; Sociabilidade; Novas sociabilidades; Práticas profissionais; Tecnologias de informação e comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese