SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Performance indicators: nature, usefulness and construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Abstract

ESPIRITO SANTO, Carmelita do  and  FREIRE, Isa Maria. "Quissamã somos nós!": construção participativa de hipertexto. Ci. Inf. [online]. 2004, vol.33, n.1, pp. 155-168. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652004000100019.

Trata-se de pesquisa realizada em conjunto com a comunidade de Quissamã-RJ, representada pelos alunos, professores e outros agentes educacionais de seis escolas do município. Objetivou a construção de um hipertexto digital, aqui considerado como parte integrante do regime de informação e estrutura significante [informação] para a produção do conhecimento. Parte do princípio de que, para atingir este fim, é necessário a socialização da informação, como parte da responsabilidade social da ciência da informação. O hipertexto é visto como um instrumento para produzir e organizar informações visando à sua disponibilização na Internet, espaço potencial de socialização da informação. O conteúdo informacional do hipertexto reflete um regime de informação sobre a identidade cultural de Quissamã, que tem no folclore um dos elementos mais expressivo.

Keywords : Regime de informação; Identidade cultural; Pesquisa participante; Hipertexto digital; Quissamã (Rio de Janeiro, Brasil).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese