SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Contents' dissemination in journals: bibliometric properties, representations and measuresInformation science: professional performance and contributions for the development of the scientific field by the graduates from PPGCI (ICI/ UFBA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965On-line version ISSN 1518-8353

Abstract

SILVA, Daniela Lucas da; SOUZA, Renato Rocha  and  ALMEIDA, Maurício Barcellos. Ontologias e vocabulários controlados: comparação de metodologias para construção. Ci. Inf. [online]. 2008, vol.37, n.3, pp.60-75. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652008000300005.

O artigo se propõe a apresentar um estudo analítico sobre metodologias e métodos para construção de ontologias e vocabulários controlados através da análise da literatura sobre metodologias para construção de ontologias e de normas internacionais para construção de software e de vocabulários controlados. Por meio de pesquisa teórica e empírica, foi possível construir um panorama comparativo que pode servir de apoio na definição de padrões metodológicos para construção de ontologias através da integração de princípios teóricos e metodológicos da ciência da informação, da ciência da computação, bem como de contribuições de metodologias e métodos conhecidos para construção de ontologias.

Keywords : Ontologias; vocabulários controlados; construção de ontologias; construção de vocabulários controlados; tesauros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License