SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Avaliação da qualidade de serviços de uma biblioteca universitária: um estudo de caso utilizando o modelo Servqual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência da Informação

versão impressa ISSN 0100-1965

Resumo

OLIVEIRA, Paulo Henrique; PAULA NETO, Wesley de  e  OLIVEIRA, Fábio Henrique Roela de. Monitoramento ambiental e fontes de informação para a tomada de decisão estratégica: o caso dos varejos formais instalados nas imediações do shopping popular Oiapoque em Belo Horizonte. Ci. Inf. [online]. 2008, vol.37, n.3, pp. 103-114. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652008000300008.

Apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada no primeiro semestre de 2008 com micro e pequenos empresários instalados nas imediações do Shopping Popular Oiapoque, em Belo Horizonte. Para a consecução do objetivo central, que partiu da necessidade de descrever o comportamento informacional de tais empresários na tomada de decisão estratégica, optou-se pela aplicação de um questionário estruturado, com perguntas fechadas, a oito empresários da região, os quais foram escolhidos intencionalmente. Os resultados revelaram que os decisores estratégicos têm alta dependência com relação às fontes de informação "consumidores que compram no Oiapoque, fornecedores e funcionários da própria empresa e os concorrentes que atuam dentro do Shopping Popular" na tomada de decisão. Por outro lado, as fontes escritas como o jornal do bairro, relatórios setoriais publicados por entidades do comércio e os comércios não-concorrentes e seus respectivos funcionários e fornecedores não apresentaram resultados significativos em termos de dependência para a tomada de decisão estratégica.

Palavras-chave : Fontes de informação; Tomada de decisão estratégica; Varejo formal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português