SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Choice in the literature about productivity of authorsThe perception of production engineering master degree students about the existence of creation environment of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965On-line version ISSN 1518-8353

Abstract

MARCELINO, Silvia Castro. A contribuição da biblioteca para a construção e difusão do conhecimento no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ci. Inf. [online]. 2009, vol.38, n.2, pp.80-95. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652009000200007.

Diante do avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs), o cenário das bibliotecas é alterado principalmente em relação às formas de acesso às informações. Os sites de bibliotecas passam a funcionar como ferramentas de interação entre as fontes de pesquisa e os usuários. Para um estudo da contribuição da biblioteca na construção e difusão do conhecimento no Inpe, são conceituados a sociedade da informação e o conhecimento científico e tecnológico que são a matéria-prima e, também, o produto gerado no Instituto. O artigo trata da Internet e faz uma abordagem sobre os tipos de bibliotecas, como se classificam em relação às TICs e como podem contribuir para a difusão da informação e a produção do conhecimento. Caracteriza-se o Inpe, sua realidade atual, bem como de sua biblioteca. Narra-se como foi desenvolvido o site Biblioteca On-line, como se encontra hoje e quem são seus usuários.

Keywords : Bibliotecas especializadas; Construção do conhecimento; Sites de bibliotecas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License