SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Crescimento da literatura e dos autores sobre a Lei de LotkaUma discussão acerca do papel da aprendizagem organizacional na formação de competências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência da Informação

versão impressa ISSN 0100-1965

Resumo

VITORINO, Elizete Vieira  e  PIANTOLA, Daniela. Competência informacional - bases históricas e conceituais: construindo significados. Ci. Inf. [online]. 2009, vol.38, n.3, pp. 130-141. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652009000300009.

Nos últimos anos, assiste-se ao crescente interesse pelos estudos voltados à competência informacional, o qual se reflete, principalmente, no número de publicações sobre o assunto e extrapola os domínios da biblioteconomia e da ciência da informação. O propósito deste artigo é, portanto, oferecer um panorama internacional, histórico e conceitual das pesquisas sobre a competência informacional, procurando mostrar alguns dos diversos desdobramentos que a reflexão sobre o tema tem apresentado nos últimos anos em países onde seu processo de legitimação já se encontra consolidado, de modo a iluminar possíveis campos de pesquisa e de ação para o profissional bibliotecário. Esta pesquisa aponta que, se os estudos iniciais acerca do tema se dedicavam a conceituá-lo, a discutir sua pertinência e a determinar habilidades e conhecimentos que lhe são inerentes, na última década pode-se perceber a proliferação de pesquisas direcionadas a descrever iniciativas ou a propor modelos em áreas que ultrapassam o campo usual, tais como ciências médicas, direito, política e informática, dentre outros. Os primeiros resultados encontrados nesta etapa da pesquisa encaminham para uma perspectiva educacional e filosófica da competência informacional, o que sugere a necessidade de maior aprofundamento e caracterização da competência informacional sob quatro dimensões: técnica, estética, ética e política, que servem tanto à competência quanto à informação.

Palavras-chave : Competência; Informação; Competência informacional; Profissionais da informação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês