SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Authors' productivity of colombian library and information scienceA contribuição da história dos conceitos à ciência da informação: dimensões categórico-abstratas e analítico-causais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência da Informação

versão impressa ISSN 0100-1965

Resumo

MENDONCA, Fabricio Martins; CARDOSO, Ana Maria Pereira  e  DRUMOND, Eliane. Ontologia de aplicação no domínio de mortalidade: uma ferramenta de apoio para o preenchimento da declaração de óbitos. Ci. Inf. [online]. 2010, vol.39, n.3, pp. 23-34. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652010000300002.

Os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) representam a principal fonte de informações sobre mortalidade no Brasil, embora apresentem com frequência alguma inconsistência. Um dos principais problemas na geração de dados confiáveis sobre mortalidade no Brasil decorre das dificuldades enfrentadas pelos médicos para o correto preenchimento da Declaração de Óbitos (DO), documento padrão de alimentação de dados para o SIM. O artigo apresenta uma ferramenta de apoio para o correto preenchimento da DO, representada por meio de uma ontologia de aplicação desenvolvida com a participação de profissionais de saúde especialistas no domínio de mortalidade. A ferramenta foi disponibilizada aos médicos da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência de Belo Horizonte (SMSA-BH) por meio de um site contendo os termos definidos na ontologia e seus relacionamentos, dispostos numa estrutura taxonômica. A solução proposta tem como objetivo principal auxiliar os médicos em sua tarefa de registrar os óbitos ocorridos, a partir do preenchimento correto da DO.

Palavras-chave : Declaração de Óbitos; Registros de Mortalidade; Ontologia; Sistemas de Informação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português