SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Research along post-graduation: the use of reflexive thinking on the informational literacy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência da Informação

versión impresa ISSN 0100-1965

Resumen

AZEVEDO, Ana Luísa Vieira de; RICCIO, Vicente  y  RUEDIGER, Marco Aurélio. A utilização das estatísticas criminais no planejamento da ação policial: cultura e contexto organizacional como elementos centrais à sua compreensão. Ci. Inf. [online]. 2011, vol.40, n.1, pp. 9-21. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100001.

A utilização da informação no planejamento da atividade policial se coloca como uma das principais questões no debate sobre os paradigmas de segurança pública contemporâneos. Dessa forma, as estatísticas criminais situam-se como importante instrumento neste processo. Este artigo busca promover uma reflexão sobre o uso das estatísticas criminais pelos profissionais de segurança pública como uma fonte de informação para o planejamento de suas ações. Para tal, foram abordadas três variáveis consideradas centrais para o desenvolvimento da discussão: os paradigmas de policiamento contemporâneos, a utilização e as funcionalidades das estatísticas no planejamento da atividade policial, e a utilização das estatísticas criminais por parte dos profissionais de segurança pública tendo em vista o contexto organizacional no qual estão inseridos. A conclusão do artigo aponta para a necessidade de se observarem a cultura e a estrutura das instituições policiais como elementos centrais no desenvolvimento de um modelo de policiamento marcado pela inteligência, pró-atividade e prevenção à criminalidade.

Palabras llave : Segurança pública; Instituições policiais; Estatísticas criminais; Planejamento da atividade policial; Uso da informação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués