SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Organizational proposal of a file of administration for managerial organizationsDimensions of Information Literacy (2) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Abstract

AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ci. Inf. [online]. 2011, vol.40, n.1, pp. 85-98. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100007.

Mostra o marketing da informação como abordagem inovadora da gestão da informação e do conhecimento em unidades de informação, a partir do entendimento do mercado e do negócio da informação na área em que atuam suas organizações mantenedoras, estejam elas inseridas no setor com fins de lucro ou não. Destaca que, diante dos novos temas e da mudança de paradigmas, o marketing da informação reflete tanto a natureza mutável dos serviços de informação como as perspectivas teóricas e práticas do marketing, principalmente após o surgimento da Internet e da Web. Conclui que é importante estudar, pesquisar e desenvolver estudos sobre marketing na ciência da informação para evidenciar os benefícios da apropriação conceitual do marketing nesta área do conhecimento e dar visibilidade ao papel desempenhado pelas unidades e profissionais da informação como agentes sociais capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Keywords : Marketing da informação; Unidade de informação; Mercado da informação; Negócio da informação; Oferta de informação; Demanda de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese