SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Grain yield adaptation and stability of bean genotypesPerformance of food-type soybean genotypes and their possibility for adaptation to Brazilian latitudes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versión impresa ISSN 0100-204Xversión On-line ISSN 1678-3921

Resumen

SANTOS, Alberto Baêta dos; FAGERIA, Nand Kumar; STONE, Luis Fernando  y  SANTOS, Cyntia. Manejo de água e de fertilizante potássico na cultura de arroz irrigado. Pesq. agropec. bras. [online]. 1999, vol.34, n.4, pp.565-573. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X1999000400007.

O manejo da água de irrigação e as doses e épocas de aplicação de fertilizantes tornam-se aspectos de extrema importância no êxito do aproveitamento das várzeas para o cultivo de arroz (Oryza sativa L.) irrigado ou este seguido de outras espécies. Com o objetivo de comparar distintas formas de manejo de água e de fertilizante potássico no comportamento do arroz irrigado, foram conduzidos experimentos por três anos consecutivos, em um Inceptissolo. Foram estudados os efeitos de manejo de água (MA1 - inundação contínua e MA2 - inundação intermitente seguida de contínua) e o modo de aplicação de fertilizante potássico (K1 - na semeadura; K2 - parcelada e K3 - meia dose parcelada). O manejo de água apresentou efeito mais expressivo sobre o comportamento do arroz que o do fertilizante potássico. A inundação contínua durante todo o ciclo da cultura proporcionou maiores rendimentos de grãos, expressando maiores valores dos parâmetros produtivos, e melhorou a qualidade industrial dos grãos. Com esta irrigação, o parcelamento da adubação potássica aumentou o aproveitamento do fertilizante. Os manejos do fertilizante potássico afetaram diferentemente o comportamento da cultura do arroz nas distintas formas de manejo de água.

Palabras clave : inundação contínua; inundação intermitente; parcelamento de potássio; rendimento de grãos; componentes do rendimento; qualidade tecnológica dos grãos; Oryza sativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons