SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número10Effect of soil-water tension on herbaceous cotton yieldSymbiotic efficiency of Hup+, Hup hr and Hup- Bradyrhizobium japonicum and Bradyrhizobium elkanii strains in cowpea cultivars índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

versión impresa ISSN 0100-204X

Resumen

SOUZA, Francisco Adriano de et al. Efeito de pré-cultivos sobre o potencial de inóculo de fungos micorrízicos arbusculares e produção da mandioca. Pesq. agropec. bras. [online]. 1999, vol.34, n.10, pp. 1913-1923. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X1999001000019.

Avaliou-se o efeito de pré-cultivos com adubos verdes sobre o potencial de inóculo de fungos micorrízicos arbusculares e produção de mandioca (Manihot esculenta, Crantz). O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia (CNPAB), em solo Podzólico Vermelho-Amarelo, localizado no Município de Seropédica, RJ, em parcelas experimentais de 30 m2, dispostas em delineamento de blocos casualizados com quatro repetições. Os pré-cultivos constaram de Canavalia ensiformis, Mucuna aterrima, Crotalaria juncea, Cajanus cajan e Sorghum bicolor (BR 005) e o tratamento-controle (solo mantido sem plantas). Após um período de 82 dias de crescimento, sobre as mesmas parcelas cultivou-se mandioca, por oito meses. A produtividade de raízes de mandioca variou de 12,76 a 17,20 t ha-1, porém não foi detectada diferença estatística entre os tratamentos. Foram identificadas 16 espécies de fungos micorrízicos arbusculares e foi constatado que o número de esporos de algumas espécies sofreu alteração da sua freqüência de ocorrência com os cultivos. O pré-cultivo com sorgo aumentou o número de propágulos infectivos em relação ao controle, demonstrando que o uso de espécies de plantas com capacidade para elevar o potencial de inóculo pode ser um bom caminho alternativo para resolver o problema de produção de inóculo para culturas micotróficas em campo.

Palabras llave : Manihot esculenta; Canavalia ensiformis; Mucuna aterrima; Crotalaria juncea; Cajanus cajan; Sorghum bicolor; número de esporos; propágulos infectivos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués