SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue11WATER RELATIONS IN TWO HYBRIDS OF CORN UNDER TWO CYCLES OF WATER STRESSPERSISTENCE OF ATRAZINE, METRIBUZIN AND SIMAZINE HERBICIDES IN TWO SOILS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

ARF, ORIVALDO et al. EFEITO DA ROTAÇÃO DE CULTURAS, ADUBAÇÃO VERDE E NITROGENADA SOBRE O RENDIMENTO DO FEIJÃO. Pesq. agropec. bras. [online]. 1999, vol.34, n.11, pp. 2029-2036. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X1999001100008.

O presente trabalho foi conduzido na região de Selvíria, MS, e teve como objetivo avaliar o efeito da incorporação de mucuna-preta, lab-lab e restos culturais de milho no desenvolvimento e produção do feijão (Phaseolus vulgaris L.) de inverno. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso; os tratamentos foram constituídos pela combinação do efeito da incorporação de restos culturais do milho, mucuna-preta e lab-lab no desenvolvimento do feijoeiro, na presença e ausência de adubação nitrogenada em cobertura. Pelos resultados obtidos nas condições experimentais, pode-se concluir que a incorporação de mucuna-preta praticamente dobrou a produção de grãos de feijão em relação ao tratamento com incorporação apenas de palhada de milho; as maiores produtividades foram obtidas nos tratamentos com incorporação de mucuna-preta, lab-lab e milho + mucuna-preta semeada 100 dias após a semeadura do milho, e a aplicação de 45 kg ha-1 de N aumentou em 17,8% a produtividade do feijoeiro.

Keywords : restos culturais; aplicação de nitrogênio; sucessão de culturas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese