SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue11DETERMINATION OF UNSATURATED HYDRAULIC CONDUCTIVITY AND SORPTIVITY OF A SOIL USING A DISK PERMEAMETERDRYING OF SOYBEAN SEEDS IN A RADIAL AIR FLOW DRYER: I. PHYSICAL MONITORING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

SALES, LUÍS EDUARDO DE OLIVEIRA; FERREIRA, MOZART MARTINS; OLIVEIRA, MARCELO SILVA DE  and  CURI, NILTON. ESTIMATIVA DA VELOCIDADE DE INFILTRAÇÃO BÁSICA DO SOLO. Pesq. agropec. bras. [online]. 1999, vol.34, n.11, pp. 2091-2095. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X1999001100016.

Objetivando estimar a velocidade de infiltração básica (VIB), avaliou-se a associação desta com outras propriedades físicas das camadas superficial e subsuperficial de um Latossolo Roxo e um Podzólico Vermelho-Amarelo, ambos ocorrentes no campus da Universidade Federal de Lavras. Para tanto, delineou-se um plano amostral consistindo de uma rede cujas malhas apresentaram espaçamentos variáveis. Nos pontos de interseção das malhas determinou-se a VIB e, posteriormente, coletaram-se amostras com estrutura deformada e indeformada nas camadas de 0-20 e 60-80 cm. Com essas amostras determinou-se a textura, densidade do solo e de partículas, porosidade total, macro e microporosidade e condutividade hidráulica do solo saturado. Após análises estatísticas de correlação e regressão, verificou-se que as propriedades físicas da camada de 0-20 cm do Latossolo Roxo e 60-80 cm do Podzólico Vermelho-Amarelo associaram-se melhor com a VIB. Tanto a condutividade hidráulica do solo saturado quanto a densidade do solo se mostraram adequadas para estimar a VIB desses solos.

Keywords : Latossolo Roxo; Podzólico Vermelho-Amarelo; condutividade hidráulica do solo saturado; densidade do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese