SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Synthetic sex pheromone use for field trapping of diamondback moth malesCarbon isotope discrimination and yield of upland rice as affected by drought at flowering author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

GOMES, ARÃO ARAÚJO; ARAUJO, ADELSON PAULO; ROSSIELLO, ROBERTO OSCAR PEREYRA  and  PIMENTEL, CARLOS. Acumulação de biomassa, características fisiológicas e rendimento de grãos em cultivares de feijoeiro irrigado e sob sequeiro. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 1927-1937. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000003.

Em experimento de campo, foram avaliados o crescimento vegetativo e o rendimento de grãos de quatro cultivares de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.), sob condições de irrigação ou de sequeiro, correspondendo respectivamente a lâminas totais de água de 252 e 123 mm. Foram efetuadas amostragens semanais da área foliar e da biomassa da parte aérea e seus componentes. Sob estresse hídrico, a biomassa da parte aérea, o índice de área foliar e a taxa de crescimento da cultura foram reduzidos em todas as cultivares. Não houve diferença significativa no rendimento de grãos sob sequeiro entre cultivares, mas sob deficiência hídrica o rendimento das cultivares foi reduzido, com exceção da 'NegroArgel'. O número de vagens por planta foi o componente de produção mais afetado pelo regime de irrigação. Sob estresse hídrico, verificaram-se menores reduções na biomassa de ramos ao final do ciclo de 'NegroArgel', na duração da área foliar e no rendimento de grãos, indicativos de maior tolerância à seca, enquanto na cultivar Carioca observou-se maior sensibilidade ao estresse hídrico.

Keywords : Phaseolus vulgaris; genótipo; área foliar; matéria seca; taxa de crescimento; estresse hídrico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese