SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Carbon isotope discrimination and yield of upland rice as affected by drought at floweringPhysiological and morphological responces of Brachiaria spp. to flooding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

COSTA, ELISANE GALBE DE CARVALHO; SANTOS, ALBERTO BAÊTA DOS  and  ZIMMERMANN, FRANCISCO JOSÉ PFEILSTICKER. Crescimento da cultura principal e da soca de genótipos de arroz irrigado por inundação. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 1949-1958. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000005.

Com o objetivo de identificar e avaliar as características fisiológicas que se correlacionam com o rendimento de grãos da cultura principal e da soca para estabelecer critérios de seleção de genótipos de arroz irrigado por inundação com maior capacidade produtiva de grãos, foi conduzido um experimento em solo Gley Pouco Húmico. O delineamento experimental usado foi o de blocos balanceados em grupos, com quatro repetições, onde os grupos consistiram nos ciclos e, as parcelas, dos genótipos em cada ciclo. Na soca, os genótipos de ciclo médio apresentaram maiores valores de matéria seca total da parte aérea e de folha que os de ciclo curto e, na cultura principal, além desses parâmetros, foram superiores na matéria seca de raiz, densidade radicular, índice e duração de área foliar. Os valores de razão de área foliar, área foliar específica e razão de peso de folha da cultura principal foram mais elevados aos 20 dias após a emergência das plântulas e declinaram ao longo do ciclo. Foram realizadas correlações entre as variáveis estudadas e entre estas e o rendimento de grãos da cultura principal e da soca. Os índices fisiológicos da cultura principal correlacionaram-se com o rendimento de grãos, não apresentando, contudo, correlação significativa com o rendimento de grãos da soca.

Keywords : Oryza sativa; grãos; rendimento; matéria seca; área foliar; densidade radicular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese