SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Irrigated rice plant growth in the main crop and the ratoonEffects of sowing dates on performance of dryland rice cultivars under sprinkler irrigation, in Selvíria, MS, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

DIAS-FILHO, MOACYR BERNARDINO  and  CARVALHO, CLÁUDIO JOSÉ REIS DE. Respostas morfológicas e fisiológicas de Brachiaria spp. ao alagamento do solo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 1959-1966. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000006.

As respostas morfológicas e fisiológicas de Brachiaria brizantha cv. Marandu, B. decumbens e B. humidicola foram comparadas em plantas cultivadas em vasos, sob solo alagado e bem drenado durante 14 dias. O alagamento reduziu a área foliar específica e a alocação de biomassa para as raízes em todas as três espécies e aumentou a senescência foliar em B. brizantha e B. decumbens. O alagamento reduziu a taxa de crescimento relativo em B. brizantha e B. decumbens, mas não em B. humidicola. A taxa de elongação foliar não foi afetada pelo alagamento em B. decumbens e B. humidicola, mas diminuiu em B. brizantha desde o primeiro dia de alagamento. A fotossíntese líquida e o conteúdo de clorofila foliar foram reduzidos pelo alagamento em B. brizantha; no entanto, nenhum efeito do alagamento pôde ser detectado nas outras espécies. Em todas as espécies, existiu uma estreita relação entre as taxas de fotossíntese líquida e a condutância estomatal. Esses resultados mostram que as espécies estudadas diferem quanto à tolerância ao alagamento. B. brizantha é intolerante, B. decumbens é moderadamente tolerante e B. humidicola é tolerante. Em virtude de a taxa de elongação foliar ter sido imediatamente afetada somente em B. brizantha, este parâmetro pode ser empregado como um mecanismo de detecção prematura da tolerância ao alagamento em Brachiaria spp.

Keywords : Brachiaria brizantha; Brachiaria decumbens; Brachiaria humidicola; área foliar; clorofila; fotossíntese; biomassa; taxa de crescimento.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English