SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Methods of graft protection in the production of mango, avocado and macadamia nut nursery treesGeneralized method for analysis of unbalanced diallels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

RAPOSO, FRANCISLEI VITTI; RAMALHO, MAGNO ANTÔNIO PATTO  and  ABREU, ANGELA DE FÁTIMA BARBOSA. Comparação de métodos de condução de populações segregantes do feijoeiro. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 1991-1997. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000010.

A eficiência de cinco métodos de condução de populações segregantes foi comparada na cultura do feijoeiro. Para isso foi utilizada a população segregante do cruzamento entre as cultivares Carioca x Flor de Mayo. Foram comparados os métodos genealógico, populacional ou bulk, descendentes de uma única semente ou single seed descent (SSD), bulk dentro de F3 e bulk dentro de F2, os quais foram conduzidos conforme o preconizado em relação a cada método. Os métodos foram avaliados em dois locais: Lavras, no sul de Minas Gerais, e Patos de Minas, localizado na região do Alto São Francisco. Utilizou-se delineamento látice triplo 18 x 18. Foram avaliadas 320 famílias: 64, derivadas de cada um dos métodos, os genitores, e mais duas testemunhas. Com os dados de produtividade de grãos (g/parcela), foram obtidas estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos. Os principais critérios utilizados nas comparações foram o desempenho médio das famílias, o ganho esperado com diferentes intensidades de seleção, e o número de famílias em cada método com desempenho superior a um determinado padrão. Não houve diferenças marcantes entre os métodos, na obtenção de famílias superiores, ou seja: se conduzidos corretamente, todos os métodos permitem sucesso com a seleção. Contudo, considerando as estimativas dos parâmetros genéticos e fenotípicos, juntamente com a facilidade e flexibilidade de condução, os métodos do bulk e do SSD foram os mais vantajosos.

Keywords : Phaseolus vulgaris; cruzamento; cultivares; herdabilidade; segregação; variação genética; genética quantitativa; métodos de melhoramento; melhoramento de plantas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese