SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Papaya somatic embryogenic protocolDetection of arbuscular mycorrhizal fungi in roots of coffee plants and crotalaria cultivated between rows author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

MARENCO, RICARDO ANTONIO  and  LUSTOSA, DENISE CASTRO. Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de cenoura. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 2025-2032. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000014.

A solarização é uma técnica usada para o controle de plantas daninhas e doenças de plantas em regiões de alta radiação solar. Estudou-se o efeito da solarização (por 0, 3, 6 e 9 semanas) sobre a população de plantas daninhas, a produção de cenoura (Daucus carota L. cv. Brasília) e a infestação das raízes por nematóides. O experimento foi realizado em São Luís, MA, utilizando filmes de plástico com espessuras de 100 e 150 mm. A temperatura máxima a 5 cm de profundidade foi cerca de 10oC maior nas parcelas solarizadas do que nas testemunhas. Havia 20 tipos de ervas daninhas no experimento. A solarização reduziu a biomassa e densidade das plantas daninhas em 50% das espécies, incluindo Cyperus spp., Chamaecrista nictans var. paraguariensis (Chod & Hassl.) Irwin & Barneby, Marsypianthes chamaedrys (Vahl) O. Kuntze, Mitracarpus sp., Mollugo verticillata L., Sebastiania corniculata M. Arg. e Spigelia anthelmia L. No entanto, foi ineficaz para o controle de 40% das espécies vegetais presentes no campo. Além disso, a solarização estimulou a germinação das sementes de Commelina benghalensis L. O rendimento comercial da cenoura foi maior nas parcelas solarizadas do que naquelas não cobertas. Conclui-se que a solarização por nove semanas aumenta o rendimento da cenoura e foi eficiente para o controle de mais da metade das espécies de plantas daninhas no campo. Porém, a cobertura de plástico foi ineficiente para o controle de nematóides formadores de galhas na cenoura.

Keywords : Commelina benghalensis; Cyperus; agricultura orgânica; aquecimento do solo; cobertura do solo; cobertura de plástico; desinfecção do solo; controle de nematóides; solo arenoso.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English