SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Detection of arbuscular mycorrhizal fungi in roots of coffee plants and crotalaria cultivated between rowsEffect of limestone calcium and magnesium ratio on micronutrients in alfalfa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

BARROTI, GIOVANE  and  NAHAS, ELY. População microbiana total e solubilizadora de fosfato em solo submetido a diferentes sistemas de cultivo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 2043-2050. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000016.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes espécies de plantas, fontes de fósforo e calagem sobre a população microbiana total e solubilizadora de fosfato. Foram isolados fungos e bactérias capazes de solubilizar hidroxiapatita, proporcionando P solúvel. O experimento utilizado foi em blocos ao acaso com fatorial 3x3x2. E os fatores avaliados foram espécies de plantas (controle, braquiária e guandu), fertilizantes (controle, superfosfato simples e fosfato de rocha, ambos na dose de 400 kg ha-1 de P20) e calagem (com e sem calcário). A população bacteriana cresceu pelo efeito da calagem, e a de fungos aumentou, independentemente da calagem, nas parcelas cultivadas com braquiária e fertilizadas com superfosfato. Foi constatado incremento de biomassa-P microbiana sobre o controle por influência da braquiária (23,9%), do superfosfato (30,9%) e da calagem (46,9%). O número de bactérias solubilizadoras foi favorecido pela calagem ou pelo plantio de guandu adubado com fosfato natural ou com braquiária sem adubação. Os fungos solubilizadores aumentaram na ausência de planta ou de adubação e na presença de guandu com fosfato natural. Finalmente, a calagem favoreceu mais o crescimento dos fungos solubilizadores, em comparação com o controle, nos tratamentos fosfato natural, braquiária ou guandu.

Keywords : braquiária; guandu; bactérias; fungos; biomassa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese