SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Effect of limestone calcium and magnesium ratio on micronutrients in alfalfaForms, quantity/intensity ratio and bioavailability of potassium in different Latosols (Oxisols) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

SILVEIRA, PEDRO MARQUES DA; ZIMMERMANN, FRANCISCO JOSÉ PFEILSTICKER; SILVA, SILVANDO CARLOS DA  and  CUNHA, ADRIANY ALVES DA. Amostragem e variabilidade espacial de características químicas de um latossolo submetido a diferentes sistemas de preparo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 2057-2064. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000018.

O trabalho foi conduzido na Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, GO, em Latossolo Vermelho-Escuro distrófico, textura argilosa, submetido a diferentes sistemas de preparo, durante cinco anos consecutivos (19921996), e cultivado com milho no verão e feijoeiro no inverno, sob irrigação por aspersão. O objetivo foi avaliar as características químicas de um solo Latossolo Vermelho-Escuro após cinco anos de uso de três sistemas de preparo para o plantio. Os sistemas foram: com arado de aiveca, grade aradora e plantio direto. As amostras para análise química foram coletadas, em todos os três tratamentos, em uma malha quadrada de 49 pontos (7x7), a espaços de 4 m x 4 m, e nas profundidades de 0-5 cm e 5-20 cm de solo. As amostras foram analisadas para determinação do pH, Ca, Mg, P, K e cálculo da saturação por bases. Em relação a cada variável calculou-se o valor médio, mínimo, máximo e coeficiente de variação, comparando-se as médias, entre tratamentos, pelo teste t. Os valores de pH, Ca, Mg, P, K e saturação por bases do solo variaram nos diferentes tratamentos. Na profundidade de 0-5 cm, os valores de todas as variáveis foram maiores no sistema plantio direto do que no arado e na grade. Os valores de P e de K apresentaram as maiores variabilidades, e os de pH, as menores.

Keywords : características físico-químicas do solo; nutrientes minerais; pH do solo; arado de aiveca; grade aradora; plantio direto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese