SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Sampling size and spatial variability of chemical properties of a latosol subjected to different soil preparationsEffect of calcium chloride and hydrothermical treatment on enzymatic activity and phenol content of pineapple author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

SILVA, IVO RIBEIRO DA et al. Formas, relação quantidade/intensidade e biodisponibilidade de potássio em diferentes Latossolos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 2065-2073. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000019.

O objetivo deste trabalho foi quantificar as formas de potássio em quatro Latossolos da zona fisiográfica dos Campos das Vertentes, MG, influenciados por diferentes materiais de origem, e avaliar sua capacidade de fornecer potássio a duas espécies florestais nativas (angico-amarelo - Peltophorum dubium e cássia-verrugosa - Senna multijuga) e do milho (Zea mays). O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras, em delineamento inteiramente casualizado, com seis repetições. Para a determinação das formas de potássio (potássio total, não-trocável, disponível, trocável e em solução) e da relação quantidade/intensidade, utilizaram-se amostras compostas de solo das camadas superficiais (0-20 cm) e subsuperficiais (20-60 cm). Os resultados mostraram que, entre as formas de potássio avaliadas, apenas o potássio total esteve relacionado com o material de origem, sendo os maiores valores observados nos solos influenciados por rochas pelíticas. O potássio trocável e o disponível foram as formas que mais contribuíram para o potássio total. O potássio em solução apresentou concentração bastante elevada nos quatro solos. Para o angico e cássia-verrugosa, o Latossolo Vermelho-Escuro e o Latossolo Variação Una possuem teores adequados de potássio para o crescimento inicial dessas espécies, ao passo que para o milho houve resposta à aplicação desse nutriente.

Keywords : Peltophorum dubium; Senna multijuga; Zea mays; relação planta-solo; nutrientes; fertilidade do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese