SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Forms, quantity/intensity ratio and bioavailability of potassium in different Latosols (Oxisols)Astringency removal of 'Giombo' persimmon fruit in different exposure periods to ethyl alcohol vapor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

GONCALVES, NEIDE BOTREL; CARVALHO, VÂNIA DÉA DE  and  GONCALVES, JORGE RICARDO DE ALMEIDA. Efeito do cloreto de cálcio e do tratamento hidrotérmico na atividade enzimática e no teor de fenólicos do abacaxi. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 2075-2081. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000020.

O abacaxi (Ananas comosus Mill.) está sujeito a danos causados pelo frio durante o armazenamento refrigerado. A aplicação, pós-colheita, de Ca pode contribuir para reduzir vários tipos de desordens fisiológicas. Neste trabalho, verificou-se a influência da aplicação, pós-colheita, de CaCl2 a 2%, associada ao tratamento hidrotérmico (38oC e 40oC) por 10 e 20 minutos de imersão, na composição química (fenólicos e enzimas), e na suscetibilidade ao escurecimento interno do abacaxi (Ananas comosus Mill.) cultivar Smooth Cayenne. Os frutos foram armazenados a 9oC e umidade relativa de 90% por um período de 15 dias. As avaliações foram efetuadas sete dias após a retirada dos frutos das condições de refrigeração. O tratamento dos frutos com CaCl2 reduziu o índice de escurecimento interno, conferindo menor atividade das enzimas polifenoloxidase, peroxidase e fenilalanina amônio liase e reduzindo o teor de compostos fenólicos na polpa quando associado ao tratamento hidrotérmico, independentemente do tempo de imersão.

Keywords : Ananas comosus; pós-colheita; armazenamento; refrigeração; manutenção da qualidade; desordens fisiológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese