SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Effect of calcium chloride and hydrothermical treatment on enzymatic activity and phenol content of pineappleProduction and quality of pearl millet sowed in two times and fertilized with nitrogen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

ANTONIOLLI, LUCIMARA ROGÉRIA; CASTRO, PAULO ROBERTO DE CAMARGO E; KLUGE, RICARDO ALFREDO  and  SCARPARE FILHO, JOÃO ALEXIO. Remoção da adstringência de frutos de caquizeiro 'Giombo' sob diferentes períodos de exposição aovapor de álcool etílico. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 2083-2091. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000021.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do período de exposição ao vapor de álcool etílico na remoção da adstringência de frutos de caquizeiro (Diospyros kaki L.) cultivar Giombo. Os frutos foram expostos ao vapor de álcool durante 24, 36 e 48 horas, sob temperatura de 20°C e 95% de umidade relativa. As características químicas e físicas dos frutos foram avaliadas durante dez dias, em intervalos de dois dias. As variáveis analisadas foram: teor de taninos solúveis, firmeza da polpa, perda de matéria fresca, pH, sólidos solúveis totais, acidez total titulável e teor de ácido ascórbico. De acordo com os resultados obtidos, os períodos de 24 e 36 horas demonstraram ser igualmente eficientes no processo de remoção da adstringência dos frutos; no entanto, a avaliação das demais características indicou melhor qualidade dos frutos expostos durante o período de 24 horas. Constatou-se uma diminuição linear na firmeza da polpa em função do tempo. O melhor período para consumo dos frutos situou-se entre o 4°e o 8° dia após o tratamento, considerando-se que a partir do 4° dia a concentração de taninos solúveis ficou abaixo de 0,1%, imperceptível ao paladar, e a firmeza da polpa dos frutos se manteve aceitável durante o período de oito dias posteriores ao tratamento.

Keywords : Diospyros kaki; fisiologia pós-colheita; produção de etileno; tanino; amadurecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese