SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue10Production and quality of pearl millet sowed in two times and fertilized with nitrogenEvaluation of nutrients in a calcareous vertisol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

SERENO, JOSÉ ROBSON BEZERRA; CATTO, JOÃO BATISTA; SILVA, MARTA PEREIRA DA  and  SERENO, FABIANA TAVARES PIRES DE SOUZA. Veda e vermifugação como alternativas de manejo para desmama de bezerros Nelore em pastagem nativa do Pantanal. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.10, pp. 2099-2105. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001000023.

Entre março de 1992 e janeiro de 1993 realizou-se este estudo com o objetivo de avaliar o efeito integrado da veda do pasto nativo com o controle estratégico de nematóides gastrintestinais no desempenho corporal de bezerros Nelore pós-desmame no Pantanal da Nhecolândia, MS, Brasil. Dois lotes de animais recém-desmamados aos nove meses foram colocados em invernadas contíguas de pastagens nativas com as mesmas características fisionômicas, que foram vedadas por três meses e meio; a invernada do lote controle foi previamente pastejada por vacas com bezerro ao pé para contaminação. O lote tratado permaneceu com níveis muito baixos de ovos por grama de fezes durante todo o período experimental, e no lote controle foram diminuindo no decorrer do ensaio, terminando semelhantes. No desenvolvimento corporal, observou-se menor perda de peso do lote tratado durante a estação seca e ganho de peso compensatório do lote controle na estação chuvosa subseqüente. Os pesos médios dos dois lotes no final do experimento foram semelhantes.

Keywords : controle de nematóides; helmintoses; gado de corte; melhoramento de pastagem; alimentação animal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese