SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue12Simple mathematical model proposition of herbicide persistence in the soilGrowth and biomass allocation of the C4 grasses Brachiaria brizantha and B. humidicola under shade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

OLIVEIRA, ROBERTO PEDROSO DE; GOMES, TATIANA DA SILVA  and  VILARINHOS, ALBERTO DUARTE. Avaliação de um sistema de micropropagação massal de variedades de mandioca. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.12, pp. 2329-2334. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001200002.

O objetivo deste trabalho foi avaliar um sistema de micropropagação massal de variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz). Foram utilizadas as variedades Aipim-Rosa, Aipim-Maranhão, Cangaíba, Caravela, Cravela e Pretinha. Para o isolamento dos meristemas, multiplicação e aclimatização das plântulas, empregaram-se métodos desenvolvidos na Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura Tropical. Após 30 dias, obteve-se desenvolvimento e formação de plântulas em 78% dos meristemas. Independentemente da variedade e do subcultivo, a taxa média de multiplicação foi de 2,9, permitindo, assim, a obtenção de 231,2 plântulas por matriz, ao final de cinco subcultivos. Embora a porcentagem de formação de calos tenha sido elevada (22%), não afetou negativamente a taxa de multiplicação. Praticamente não houve estiolamento, e as folhas das plântulas apresentaram desenvolvimento normal quanto a sua forma, tamanho e coloração. Os níveis médios de contaminação (7%), perdas por outros fatores (19%) e formação de raízes (52%) foram satisfatórios. Houve efeito pronunciado do genótipo no desenvolvimento in vitro das plântulas. A 'Cangaíba' apresentou as maiores taxas de multiplicação, de altura das plântulas e de formação de raízes por subcultivo, sendo, em média, de 3,6, 43,7 mm e 77%, respectivamente. As plântulas micropropagadas foram facilmente aclimatizadas.

Keywords : Manihot esculenta; propagação de plantas; cultura de tecidos; cultura in vitro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese