SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue12Promising hevea clones for Ribeira River Valley Region, São Paulo State, BrazilEmergence of Brachiaria plantaginea (link) Hitch. in two regions ofParaná State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

SANTOS, HENRIQUE PEREIRA DOS; LHAMBY, JULIO CESAR BARRENECHE; PRESTES, ARIANO MORAES  and  LIMA, MARCOS ROBERTO DE. Efeito de manejos de solo e de rotação de culturas de inverno no rendimento e doenças de trigo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.12, pp. 2355-2361. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001200005.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de sistemas de manejo de solo e de rotação de culturas de inverno sobre o rendimento de grãos e sobre doenças radiculares do trigo. Foram comparados quatro sistemas de manejo de solo: plantio direto, cultivo mínimo, preparo convencional do solo com arado de discos mais grade de discos e preparo convencional de solo com arado de aivecas mais grade de discos. Na rotação de culturas, três sistemas foram utilizados: sistema I (trigo/soja), sistema II (trigo/soja e ervilhaca/milho ou sorgo) e sistema III (trigo/soja, aveia-preta ou aveia-branca/soja e ervilhaca/milho ou sorgo). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e três repetições. A parcela principal foi constituída pelos sistemas de manejo de solo, e as subparcelas, pelos sistemas de rotação de culturas. O rendimento de grãos de trigo cultivado em plantio direto e em cultivo mínimo foi superior ao cultivado após preparo convencional do solo com arado de discos e com arado de aivecas. A rotação de culturas foi eficiente na redução de doenças do sistema radicular, resultando em aumento do rendimento de grãos de trigo.

Keywords : preparo convencional de solo; cultivo mínimo; plantio direto; doenças radiculares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese