SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue12Effect of soil management and of crop rotation systems on wheat yield and diseasesInfluence of soil management and crop rotation on characteristics that define the industrial quality of wheat author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

RODRIGUES, BENEDITO NOEDI; VOLL, ELEMAR; YADA, INÊS FUMIKO UBUKATA  and  LIMA, JOÃO DE. Emergência do capim-marmelada em duas regiões do estado do Paraná. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.12, pp. 2363-2373. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001200006.

O objetivo do trabalho foi determinar a periodicidade e intensidade da emergência, bem como a sobrevivência de sementes de capim-marmelada (Brachiaria plantaginea (Link) Hitch.) em duas regiões do Estado do Paraná. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, no esquema fatorial 2 x 3 x 2, com três repetições. Os fatores estudados foram: tempo de permanência e profundidade de distribuição das sementes no solo, e manejo do solo. Foram utilizados cilindros de cerâmica instalados em condições de campo, numa rotação trigo/soja. Os cilindros receberam solo esterilizado, até os limites estabelecidos para a profundidade de distribuição das sementes. Nessas profundidades foram colocadas telas de plástico, sobre as quais foram acrescentados volumes complementares de solo contendo 300 sementes de B. plantaginea. A cada 14 dias, a partir da instalação do experimento, foram feitas contagens e arrancadas as plântulas emergidas nos cilindros. As sementes recuperadas dos cilindros foram submetidas a testes de germinação em laboratório. Os maiores picos de emergência ocorreram no verão, coincidindo com as elevações da temperatura e precipitação pluvial. Houve maior emergência no tratamento com revolvimento do solo. As maiores emergências ocorreram quando as sementes estavam em profundidades menores. A germinação das sementes que permaneceram no solo por um ano foi mais intensa do que a das que permaneceram por dois anos.

Keywords : Brachiaria plantaginea; ervas daninhas; sementes; solo; germinação; dinâmica de populações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese