SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue12Emergence of Brachiaria plantaginea (link) Hitch. in two regions ofParaná State, BrazilResponse of lowland rice genotypes to plant arrangement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

GUARIENTI, ELIANA MARIA; SANTOS, HENRIQUE PEREIRA DOS  and  LHAMBY, JÚLIO CÉSAR BARRENECHE. Influência do manejo do solo e da rotação de culturas na qualidade industrial do trigo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.12, pp. 2375-2382. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001200007.

A qualidade industrial do trigo é afetada por fatores genéticos e ambientais, como solo, clima, tratos culturais, e outros. O presente trabalho teve como finalidade avaliar o efeito de sistemas de manejo de solo e de rotação de culturas sobre características que definem a qualidade industrial de trigo (peso do hectolitro, peso de mil grãos, extração experimental de farinha, alveografia, teste de microssedimentação com lauril sulfato de sódio e número de queda). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e três repetições. A parcela principal foi constituída pelos sistemas de manejo de solo (plantio direto, preparos convencionais de solo com arado de discos e de aivecas, e cultivo mínimo), e a subparcela, pelos sistemas de rotação de culturas (monocultura, um inverno e dois invernos sem trigo). O preparo convencional de solo com arado de discos e o cultivo mínimo reduziu o número de queda; o sistema de rotação com dois invernos sem trigo elevou o peso do hectolitro; a monocultura desse cereal reduziu o peso do hectolitro, elevou a força geral de glúten e a microssedimentação com lauril sulfato de sódio; a interação sistemas de manejo de solo, rotação de culturas e ano de cultivo afetou o peso de mil grãos e, o ano de cultivo teve grande influência em todas as características de qualidade industrial de trigo estudadas.

Keywords : Triticum aestivum; plantio direto; preparo convencional de solo; cultivo mínimo; fatores edáficos; relação planta-solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese