SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue12Spectral reflectance of soils developed on a toposequence of diabase and shale in Piracicaba, SP, BrazilSoil spectral response in relation to viewing angle, soil moisture and surface roughness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

SILVA, CARLOS ALBERTO  and  VALE, FABIANO RIBEIRO DO. Disponibilidade de nitrato em solos brasileiros sob efeito da calagem e de fontes e doses de nitrogênio. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.12, pp. 2461-2471. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001200017.

Este trabalho objetivou avaliar os efeitos da calagem e de fontes e doses de N sobre a disponibilidade de nitrato, em amostras (020 cm) de solos brasileiros. Foram conduzidos dois experimentos: um com cinco solos da Bahia e o outro com cinco solos de Minas Gerais. Os materiais de solo foram previamente umedecidos e incubados por sete dias, a 26°C, visando ativar a flora microbiana. Nas amostras de solo da Bahia, aplicou-se a uréia ou o sulfato de amônio nas concentrações de 50, 100, 150 e 200 mg de N por kg de solo e nas de Minas Gerais, foi avaliado o efeito da calagem sobre a nitrificação. Os materiais de solo foram incubados a 26°C por 15 dias. Independentemente da dose de N aplicada, a uréia nitrificou mais rapidamente do que o sulfato de amônio. Na Areia Quartzosa não foi observada nitrificação líquida do Nsulfato de amônio, sendo constatada, porém, a oxidação do Nuréia. A calagem afetou a nitrificação, notando-se nos solos que receberam calcário maior disponibilidade de nitrato. A saturação por bases e o teor de matéria orgânica apresentaram, respectivamente, a melhor correlação com o nitrato formado e os teores de uréia presentes no solo ao término da incubação.

Keywords : matéria orgânica; pH do solo; urease; sulfato de amônio; nitrificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese