SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue12Nitrate availability in Brazilian soils under effect of liming and sources and amounts of nitrogenManagement systems and structural quality of a Dusky-Red Latosol (Oxisol) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

ACCIOLY, LUCIANO JOSÉ DE OLIVEIRA  and  HUETE, ALFREDO RAMON. Resposta espectral de solos em razão do ângulo de visada, da umidade e da rugosidade superficial. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.12, pp. 2473-2484. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001200018.

Este trabalho teve por objetivo avaliar as variações do fator de refletância bidirecional (FRB) de três séries de solo (McAllister, Stronghold e Epitaph) da microbacia experimental de Walnut Gulch (Arizona, EUA) em razão do ângulo de visada, da rugosidade superficial e do teor de umidade. Foram consideradas as faixas espectrais do visível e do infravermelho próximo e médio presentes no sensor TM, e os resultados foram expressos em termos de FRB em relação à resposta no Nadir (FRB relativo). O anisotropismo variou de solo para solo e foi maior nas menores faixas espectrais, nos ângulos de visada maiores localizados na direção do retroespalhamento, nos ângulos solar-zenitais maiores, e na condição de solo seco. No solo Epitaph (único solo submetido ao estudo de rugosidade) o anisotropismo foi também maior na superfície mais rugosa. Entretanto, uma melhor diferenciação entre as superfícies lisa e rugosa do solo Epitaph foi obtida na direção do espalhamento da energia refletida. Diferenças na escala e nos métodos de obtenção dos dados são apontadas como causas do realce do comportamento anisotrópico dos dados obtidos em condições de laboratório, em comparação com os dados de campo.

Keywords : sensoriamento remoto; refletância; espectrometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese