SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue12Soil spectral response in relation to viewing angle, soil moisture and surface roughnessQuality, phenols and oxidative enzymes of 'Itália' grape under calcium influence, during ripening author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

SILVA, MARX LEANDRO NAVES; CURI, NILTON  and  BLANCANEAUX, PHILIPPE. Sistemas de manejo e qualidade estrutural de Latossolo Roxo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.12, pp. 2485-2492. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001200019.

Objetivou-se, com este estudo, avaliar a qualidade estrutural de um Latossolo Roxo, pelos seguintes atributos: distribuição do tamanho dos agregados, diâmetro médio geométrico dos agregados, resistência dos agregados ao impacto das gotas de chuva simulada, e resistência à penetração, em sistemas de plantio direto e cultivo convencional, tendo como testemunha a floresta nativa. Entre os métodos utilizados, a energia cinética necessária para destruir os agregados foi a que proporcionou maior discriminação entre os sistemas de manejo estudados. Na camada superficial, o sistema plantio direto propiciou agregados maiores e mais resistentes, e os valores do diâmetro médio geométrico e a energia cinética necessária para destruir agregados foram cerca de 1,37 e 2,4 vezes maiores do que no cultivo convencional, respectivamente. Valores críticos de resistência à penetração foram observados no que diz respeito ao cultivo convencional e ao plantio direto, na camada de 5-20 cm de profundidade. Por outro lado, na camada de 0-5 cm, o plantio direto apresentou valor baixo de resistência à penetração, o que está relacionado com seu teor elevado de matéria orgânica e com material vegetal em decomposição na superfície do solo. Estes aspectos ressaltam o efeito benéfico deste sistema, pois contribuem para o manejo sustentado do solo.

Keywords : estrutura do solo; porosidade do solo; permeabilidade; características físico-químicas do solo; cultivo; plantio direto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese