SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue12Fruit characteristics of acerola genotypes grown at highaltitude author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

NEVES, CARMEN SILVIA VIEIRA JANEIRO; DECHEN, ANTONIO ROQUE; MEDINA, CRISTIANE DE CONTI  and  GUIMARAES, MARIA DE FÁTIMA. Comparação de métodos de avaliação do enraizamento de citros por meio de imagens em perfil de solo e do peso das raízes. Pesq. agropec. bras. [online]. 2000, vol.35, n.12, pp.2537-2541. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2000001200025.

Com o objetivo de comparar métodos de estudo do sistema radicular em citros, foram tomadas, em vídeo, imagens de raízes situadas em um perfil de solo, e as mesmas raízes foram coletadas e pesadas. As raízes presentes nas imagens foram quantificadas (comprimento e área) por meio do programa SIARCS, desenvolvido pela Embrapa. A área do perfil analisada foi delimitada por anéis de ferro, que também foram utilizados para retirar as raízes para a determinação do peso seco. O comprimento e a área de raízes, determinados por imagens digitalizadas, forneceram uma boa estimativa da quantidade de raízes presentes no perfil.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License