SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Influência da nutrição mineral na intensidade da mancha-de-olho-pardo em mudas de cafeeiroResposta de híbridos simples de milho à redução do espaçamento entre linhas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

TULMANN NETO, Augusto et al. Novos genótipos de trigo tolerantes a toxidade de alumínio obtidos por meio de indução de mutação. Pesq. agropec. bras. [online]. 2001, vol.36, n.1, pp.61-70. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2001000100008.

Onze mutantes tolerantes a Al3+ foram selecionados a partir de sementes da cultivar de trigo (Triticum aestivumL.) sensível Anahuac, tratadas com raios-gama. O objetivo deste trabalho foi comparar esses mutantes com a cultivar original e as tolerantes IAC-24 e IAC-60 de 1994 a 1996, em ensaios de campo em solo ácido (Capão Bonito) e corrigido (Monte Alegre do Sul) no Estado de São Paulo. Produção de grãos e várias características agronômicas foram analisadas. Todas as linhagens mutantes produziram mais que a cultivar sensível em solos ácidos em Capão Bonito. Emsolos corrigidos, dez mutantes apresentaram produção similar à Anahuac original e um, menor produção. Amaioria dos mutantes apresentou produção similar à das cultivares tolerantes IAC-24 e IAC-60 em ambas as condições. Alguns dos mutantes mostraram alterações em características agronômicas, mas tais alterações em geral não afetaram a produção de grãos. Os resultados indicaram que linhagens tolerantes com boas características podem ser obtidas de cultivares sensíveis a partir de indução de mutação, permitindo o cultivo em condições nas quais o Al3+ é um fator limitante.

Palavras-chave : solo ácido; calagem; métodos de melhoramento; mutante; raios-gama; características agronômicas; rendimento de grãos; melhoramento de plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons