SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue8Evaluation of stand correction methods to estimate productivity in cornfields author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

On-line version ISSN 1678-3921

Abstract

QUIRINO, Ednaldo da Silva  and  SOARES, José Janduí. Efeito do ataque de Alabama argillacea no crescimento vegetativo e sua relação com a fenologia do algodoeiro. Pesq. agropec. bras. [online]. 2001, vol.36, n.8, pp. 1005-1010. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2001000800001.

O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito do ataque do curuquerê (Alabama argillacea Hübner, 1818), no desenvolvimento vegetativo do algodoeiro e sua relação com a fenologia da planta. Foram utilizadas as cultivares CNPA 7H e CNPA Precoce 2, e semeadas em vasos de plástico com capacidade para 10 kg de solo, mantendo-se uma planta por vaso após o desbaste. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com sete tratamentos e quatro repetições. Foram utilizadas lagartas de terceiro ínstar de A. argillacea, provenientes de criação massal mantida em laboratório. A infestação por estas lagartas teve início 40 dias após o plantio, mediante a identificação das folhas que caracterizavam os tratamentos. Foram avaliadas as variáveis diâmetro caulinar e altura de plantas, em 1996; e em 1997, foi acrescentada a variável área foliar. O ataque de A. argillacea afeta o diâmetro caulinar e a altura das plantas em ambas as cultivares e em qualquer fase de desenvolvimento do algodoeiro. Com relação à área foliar, os maiores decréscimos foram verificados nos tratamentos que tiveram as folhas dos ramos principais consumidas; o tratamento mais afetado foi aquele em que o ataque ocorreu após a floração.

Keywords : Gossypium hirsutum; área foliar; caule; etapas de desenvolvimento da planta; pragas das plantas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese