SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue8Effect of frequency and height of pruning on root and shoot productivity in cassavaIntra and intergenotype variability in a population of hybrids between Leucaena leucocephala and L. diversifolia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

BREDEMEIER, Christian; MUNDSTOCK, Claudio Mario  and  BUTTENBENDER, Daniel. Efeito do tamanho das sementes de trigo no desenvolvimento inicial das plantas e no rendimento de grãos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2001, vol.36, n.8, pp. 1061-1068. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2001000800008.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do tamanho de sementes de trigo no desenvolvimento inicial das plantas e no rendimento de grãos. Os experimentos foram realizados em câmara de crescimento (20oC de dia e 10oC de noite; 12 horas de luz por dia) e no campo, com a densidade de 300 sementes/m2. Os tratamentos constaram de diferentes tamanhos de semente, classificadas conforme o diâmetro (menor que 3,0 mm a maior que 3,75 mm). Sob condições controladas, as plantas originadas de sementes maiores apresentaram maior taxa de emissão de folhas; as primeiras folhas do colmo principal apresentaram maior massa seca e maior comprimento. Estas plantas também foram superiores na freqüência de emissão do primeiro afilho, massa seca dos primeiros afilhos, e número de afilhos por planta. A superioridade inicial das plantas originadas de sementes grandes não propiciou um aumento do rendimento de grãos no experimento de campo.

Keywords : Triticum aestivum; etapas de desenvolvimento; plântulas; brotação; componentes de rendimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese